top of page

Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta

Quais sacrifícios nos dispomos a fazer pelo conhecimento e sabedoria?

Odin é uma figura mítica nórdica que inspira muito! Ele sacrificou um olho pelo conhecimento. Ficando apenas com um que enxergava o mundo concreto, o conhecimento racional, olhando "para fora" e a ausência do segundo olho, remete a simbologia do "olho de dentro", nossa sabedoria interior.




A sabedoria mora na simplicidade do olhar. Quem olha pra fora só sonha, quem olha pra dentro encontra o despertar. Não precisamos sacrificar os dois olhos, podemos equilibrar nossa atenção para vida vígil, consciente e para mundo onírico, inconsciente.

Um par de corvos acompanha Odin. O corvo Huginn que simboliza o pensamento e Muninn que simboliza a memória. Eles percorrem a terra para trazer informações para Odin, viajando entre os mundos exterior e interior ⚭ consciente e inconsciente.


Odin não só sacrifica um olho, como se pendura em uma árvore, se perfura com uma lança e fica em jejum por 9 dias - uma perfeita analogia ao dependurado do tarô.


Quando essa energia arquetípica te acompanha, prepare-se pra viver momentos de sacrifícios, desconforto pela imobilidade, choques de realidade, uma intensa inquietação, dores no corpo por tensão, desvitalização e uma sensação de impotência dolorida!


Essa é uma morte simbólica de aspectos da sua personalidade para abrir espaço para um novo jeito de ser, para o despertar de um novo olhar. É como a gestação. Gerar uma nova vida é sublime e causa desconfortos ao mesmo tempo.


O Dependurado está de cabeça para baixo, nos dando a referência de uma bela oportunidade de olhar a vida por outro ângulo!

A dificuldade de interpretar nossos próprios sonhos é que não podemos ver nossas próprias costas. Se as mostrarmos para outra pessoa, esta poderá vê-las; nós não. Os sonhos tocam as costas, aquilo que não se pode ver, e é preciso ficar de cabeça para baixo, por assim dizer, para entender os próprios sonhos. Marie-Louise von Franz

Esse momento pede entrega, não fique se debatendo e gastando energia com movimentos desnecessários, sutilize, preste atenção nos sonhos que chegam, aproveite esse tempo para aprender com mais profundidade a arte de se entregar e confiar no mistério, nos ciclos de vida-morte-vida.


Você vai renascer! ✨


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page