top of page
MARCA RODA DE VENUS-2.png

Me percebo tocando a fonte única e todas as ideias que apresento nesse projeto que abarca as manifestações de minha alma, veio desse lugar, da nascente que inunda essas páginas de energia viva! Proponho em cada trabalho algo tão único e legítimo, como tudo que é irrepetível!  Hoje as atividades da Roda orbitam em torno de atividades concêntricas como:

- Experiências online e imersões presenciais com o conteúdo vivo

dos sonhos e ciclos femininos através do Sonhário;

- Atendimento individual de interpretação de sonhos;

- Conteúdos gratuitos na aba "Bálsamos" do site, e no Instagram da @rodadevenus,

sobre a imensurável riqueza da vida simbólica;

- Produção e pesquisa de imagens (foto e vídeo) para pessoas, marcas e projetos. 

Nas terras do Sonhário, que é a nossa Comunidade de estudo dos sonhos e ciclos femininos, estamos no primeiro ciclo de quatro. Navegamos temáticas que orbitam em 4 encontros anuais: “O Encontro com o eu” (Ciclo 1), “com as Sombras” (Ciclo 2), “com o Animus” (Ciclo 3) e “com o Self” (Ciclo 4). O primeiro vai de abril à julho, com conteúdos que nos ancoram em terra firme, firmando nossos pés sobre a areia, nos imbuindo de força e confiança para colocar nossa embarcação e pés sobre a água. Os conteúdos que compartilho em todos os canais, contemplam a amplitude de nossas superfícies para nos despertar curiosidade sobre a travessia. Todos os ciclos são como uma grande expedição pelos 7 mares, novas terras internas que conquistaremos. Nos ancoramos por hora em nossa história. Ela é nosso mapa. Nossa estrela guia que nos trouxe até aqui. Nossos sonhos e ciclos são as energias que calibram nossa bússola. Vamos nos acompanhar?  Te vejo no limiar do infinito!

“Os sonhos nos oferecem a linha mestra de como encontrar um sentido em nossa vida, cumprir nosso próprio destino, seguir nossa própria estrela, a fim de realizar o potencial de vida que há em nós." 

Marie-Louise von Franz

Captura de Tela 2022-10-08 às 22.16.24.png

"Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamar isso de destino."

Carl Gustav Jung

minha história com os oráculos e os sonhos

Tive meus primeiros contatos com a espiritualidade aos 13 anos. Estou com 38.

Me chamo Wanessa Achkar Luz, nasci no verão, e uma astróloga me disse que no dia que cheguei aqui, uma estrela conhecida como o "coração do leão"  a  Regulus, se alinhava ao meu ascendente (em leão). Capricorniana de passos saturninos, desde então escalo minha montanha a tendo como minha estrela-guia.

 

Senti o pulso do meu coração, que sempre urgiu por conhecer/lembrar dos mistérios lá de onde eu vim, do sentido da vida - ainda mais descompassado desde que me aproximei da meia-idade. Foi bem na idade crística que a voragem me puxou lá pro fundo, para um mergulho na noite escura da alma.

Entrei em crise: "O que estou fazendo aqui?" Retornei ao caos originário.

Me lembro que quando criança, acordava de joelho no chão. Era para esse lugar de rendição que os sonhos me levavam. Hoje entendo que o espírito se manifesta no corpo, que psique e corpo são um só. Esse foi sempre um gesto que manifesta minha devoção e respeito ao mistério.

Com essa mesma postura me rendi aos 33 anos.

 

Me lembro exatamente do dia que encostei meu coração em meus joelhos, e senti o vapor quente do clamor do meu peito abraçando minha origem... foi quando minha cabeça tocou o chão, em um instante fecundo entre céu ⚭ terra, que eu voltei à vida - vivenciei um desses encontros milagrosos e numinosos com os vislumbres de sentido. Eu podia confiar no que me seria apresentado dali por diante. 

Duas semanas depois dessa entrega e renascimento, minha vida mudou completamente.

Foram muitas mudanças, inclusive de cidade, trabalho, relacionamento...

Recomecei a viver por um outro caminho, empreendendo a jornada do coração.  

 

O estudo dos sonhos se apresentou de forma muito profunda. As experiências oníricas que eram uma semente latente, foram crescendo e se manifestando. Vinha de processos dificílimos, tinha muitos pesadelos, terror noturno, tensões, transtorno de ansiedade, bruxismo, insônia... os primeiros contatos com o inconsciente foram muito caóticos e sombrios. Não encontrei ajuda na medicina tradicional, pois não havia nada de errado biologicamente. Então me coloquei em movimento para aprender como me ajudar.  Foi num dia chuvoso (há 5 anos atrás) que percebi que algo em mim estava diferente. Recomecei meus estudos do caminho do Tao, cai em Jung e me encontrei.  

Vi todo aquele material simbólico, os sonhos, a Imaginação Ativa, descobri o inconsciente, alquimia... 

A partir desse dia, me senti chegando mais perto do que minha alma buscava. Chorei. Agora tudo está aqui.

Percebi o  que era um evento sincrônico na vida prática.

Sempre fui muito imagética e fiquei fascinada pelo universo simbólico e seus desdobramentos... 

 

"Eu pertenço ao Reino das Imagens" como diz Manoel de Barros. 

 

Quanto mais aprendo, mais olho através da lente simbólica.

 Tenho um estúdio em SP que chamo de Vênus Hyperspace que é meu canto de experimentação e criação - o laboratório onde me desenvolvi como produtora de vários projetos pessoais e de outros.  Outros tempos me trouxeram até esse dia, em que escrevo me lançando do cais e inventando em mim a sonhadora - um novo ciclo abriu caminhos espirais e no ano de 2024, (após várias formações), comecei a atender como intérprete de sonhos o que somou-se às pesquisas e experiência de atender como taróloga. Temas oceânicos orbitam concêntricos no que busco manifestar nas rodas vivas em que me movimento: a arte, a beleza, o mistério, a dança das sincronias, o profundo sentido e propósito de uma vida simbólica, a forma poética que se lê e fala sobre um sonho.

...

Me especializei em Logoterapia - a psicologia profunda do sentido da vida e sou pós-graduanda em Psicologia Analítica. Tenho centenas de horas de estudos e pesquisas pessoais, leituras, grupos de estudo dos sonhos e do tarô. Vivo as intensidades e grandes transformações da relação com o insconsciente a partir do legado de Jung.

 

Há 5 anos comecei a construir meus cadernos terapêuticos/dos sonhos, e também a experimentar a técnica da Imaginação Ativa, acompanhada de meus mestres e terapeutas. Minha vida, é minha obra.

Minha pesquisa acadêmica é sobre a descoberta do mito pessoal (sentido de vida) através dos sonhos. Através de todos os estudos e projetos complementares, conhecimento + prática se uniram para uma linguagem que se aplica no cotidiano. Experienciei em meus próprios processos tudo o que proponho em meus atendimentos e vivências. 

Fecho com essa citação que expressa meus mais profundos intentos:

"Minha vida é a história de um inconsciente que se realizou.
Tudo o que nele repousa, aspira a tornar-se acontecimento, e a
personalidade, por seu lado, quer evoluir a partir de suas
condições inconscientes e experimentar-se como totalidade."

Jung

bottom of page