top of page

Como se relacionar com a arte da escrita dos sonhos

Atualizado: 27 de mai.

Vou te mostrar na prática como é simples e terapêutico organizar o registro dos seus sonhos na sua rotina.


Primeiramente compartilho um livro que inspira muito a escrita terapêutica, que se chama "Poética do Devaneio" do Gaston Bachelard, em PDF para download:



Gaston Bachelard - Poética do Devaneio
.
Fazer download de • 2.88MB


≺Registro Analógico:≻

Registrei meus sonhos por anos escrevendo à mão, o que é realmente uma ferramenta poderosa, pois facilita muito a canalização. O ato da escrita exige que você esteja focada para conseguir desenvolver o texto. Conversando até conseguimos pensar em duas coisas ao mesmo tempo, mas escrevendo não… Esse estado de concentração energiza a intenção das palavras e realmente ajuda a lembrar de detalhes.


Então para quem é mais analógica e gosta do manual, ou quem ainda não tem muita prática com registro dos sonhos, começar pela escrita em papel físico é uma boa escolha! Um lugar concreto para as palavras vindas de nossa fonte interior encontrarem o caminho e desaguarem por nossos dedos, molhando o papel com a tintura de nossas verdades.


É recomendado ter um caderno e uma caneta que você utilizará apenas para anotar seus sonhos. Escolha um caderno com capa mais linda que você encontrar, com imagem ou folhas lisas. Você pode também personalizar o caderno todo do seu jeito, com colagens, ilustrações, pinturas… o processo é simbólico e artístico. Trazer seus símbolos para esse plano é uma das formas de transformá-los. O efeito terapêutico está nos detalhes e minúcias… ele nos pega geralmente desapercebidas… em momentos despretensiosos. 


O inconsciente se comunica pela via da imaginação. Os sonhos são imagens dinâmicas e autônomas, produzidas diretamente por um centro organizador. Os sonhos funcionam como uma homeostase para a psique, eles buscam encontrar equilíbrio através de sua função compensatória. 


O que quer dizer que o sonho busca encontrar saídas para manter nosso equilíbrio e saúde mental/emocional. Os sonhos curam. Eles compensam as atitudes da consciência. Nos ajudam a compreender e lidar com as demandas do inconsciente, que requerem tanto de nós, quanto as do mundo exterior. 


Como se comunicam através da linguagem simbólica, o  processo de escrita nos ajuda a organizar a confusão psíquica, nomear nossas dores, frustrações, objeções, tristezas e também a contemplar com gratidão as benevolências que somos agraciadas. Com o tempo de registro, vamos nos habituando com a linguagem, adquirindo mais com consciência dos cenários, personagens interiores, enredos repetitivos… 


Aprendemos com os sonhos a pendular da consciência ordinária para a extraordinária… a observar os sinais no cotidiano, perceber as sincronicidade na vida desperta, a identificar torrentes de fantasias destrutivas, construtivas e criativas. Somos convocadas à desenvolvermos uma personalidade que lide com o mistério da vida interior (que se reflete na exterior) com mais naturalidade. Nos colocamos em uma relação orgânica com a vida simbólica como um todo. 


Com a ajuda de um bom terapeuta (sugiro a abordagem junguiana), podemos ir para muito além do que imaginamos. Podemos conquistar a cura de sintomas físicos e psíquicos (dores e doenças crônicas que a medicina tradicional não alcança)... os sonhos podem nos alertar até quando estamos doentes. Podemos receber a graça de ótimos conselhos e principalmente: encontrar com a história de nosso mito pessoal, nosso sentido de vida.

Se identifica com a minha abordagem? Me escreve! Atendo como analista, intérprete dos sonhos e taróloga (acompanhamentos em sessões contínuas ou únicas). Clique aqui para ser direcionada ao Whatsapp


≺Registro Digital:≻

Outra opção para quem já tem mais prática, é trazer o registro dos sonhos para uma agenda única. Sim! A mesma agenda que comporta as demandas da vida consciente, irá também acomodar as do inconsciente.


Considero essa opção uma evolução para quando a gente já está com os estudos mais avançados e temos mais prática nos registros. Por muitos anos utilizei os cadernos físicos, mas com o tempo, senti falta de poder buscar os sonhos por correlações de palavras-chaves. Essa é uma ferramenta que a tecnologia proporciona. 


Nada impede de separar os temas dos sonhos com post-it, separar por cor, marcar de alguma forma… enfim! Tem como fazer essa organização mais sistemática de forma manual também. 


Para quem é do mundo digital e tem facilidade de concentrar-se enquanto digita, os registros digitais são uma ótima opção, por organizar a vida como um todo. Todas as pontas soltas e pontos cegos ficam diante dos olhos nos dias que se passam.


Dentre as que experimentei, o Notion é uma ferramenta bem interessante, mas requer um conhecimento mais profundo da dinâmica da plataforma… O Google Agenda acho extremamente simples, direto, funcional e acessível, sendo que a maioria das pessoas tem uma conta no Google.


Pelo Google Agenda é possível colocar todos os compromissos da vida desperta e conteúdos da vida onírica em agrupamentos separados, além de ter disponível também o calendário das fases lunares para acompanhar nossos ciclos.

*Em outro momento trago mais detalhes dessa plataforma, que é bem intuitiva!


Existem muitas ferramentas artísticas para abrirmos espaço para nossos diálogos, como as colagens. Trabalhos manuais com imagens e textos são pontes que nos ligam a conteúdos internos de uma forma muito espontânea e criativa!


Sugiro o Livro Vermelho e os Livros Negros de Jung, para abrilhantar essa pesquisa, que são literaturas do contato dele com o seu próprio inconsciente - a substância produzida é extremamente curativa e um legado muito precioso para nós.


Toda essa narrativa que construímos são experimentos, espelhos cristalinos de nossa alma.

Caderno terapêutico é porto, lugar seguro para ancorarmos nossa imensidão.



Com afeto,

Wan Luz




36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page