Bem-vinda!
Nas terras do Sonhário, que é a nossa Comunidade de estudo dos sonhos e ciclos femininos, estamos no primeiro ciclo de quatro. Navegamos temáticas que orbitam em 4 encontros anuais: “O Encontro com o eu” (Ciclo 1), “com as Sombras” (Ciclo 2), “com o Animus” (Ciclo 3) e “com o Self” (Ciclo 4). O primeiro vai de abril à julho, com conteúdos que nos ancoram em terra firme, firmando nossos pés sobre a areia, nos imbuindo de força e confiança para colocar nossa embarcação e pés sobre a água. Esses conteúdos abaixo contemplam a amplitude de nossas superfícies para nos despertar curiosidade sobre a travessia. Todos os ciclos são como uma grande expedição pelos 7 mares, novas terras internas que conquistaremos. Nos ancoramos por hora em nossa história. Ela é nosso mapa. Nossa estrela guia que nos trouxe até aqui. Vamos nos acompanhar? Te vejo no limiar do infinito!
Mapeamento autobiográfico
Nesse primeiro mapeamento, pesquisaremos os ciclos de desenvolvimento feminino de 13 em 13 anos,
até os 52... dessa idade em diante nós desfrutamos da formação de uma psique mais sábia, estável e madura.
Nossos ciclos tendem a se estabilizar após a experiência da menopausa. Para esse estudo, nos debruçaremos na percepção cíclica durante esse recorte dos 0 aos 52 (período em que há uma maior oscilação, conjunta à novos desenvolvimento de personalidade para lidar com as demandas do mundo externo e interno).
Percepção Cíclica
Nenhuma técnica substitui a autopesquisa. A beleza de se estudar em ciclos, é que cada um vira uma oportunidade apreciada e irrepetível para sermos continuadas pela vida e pelo mundo dos símbolos.
Os sonhos nos continuam, se entrelaçam em nossas histórias que se repetem. Nossos onirismos podem parecer tão distintos e desconhecidos, mas se olharmos bem, em todas as histórias que eles nos contam enquanto dormimos, lá estamos nós. Conheça através da percepção de seus ciclos, o poder da transformação de seus símbolos!
No final do vídeo compartilho um exercício em que me registrei em duas épocas diferentes: 2020 e 2023, com a mesma espiral (símbolo cíclico pessoal). Quando olho as duas imagens consigo me lembrar e me sentir nesses dois momentos… o autoregistro é de uma importância terapêutica importantíssima, seja através de imagem, texto, escultura… qualquer forma erótica de expandir a própria comunicação artística consigo. Relacionar-se com os ciclos e sonhos é uma arte.
A arte tem o poder de nos arrebatar para o tempo fora do tempo. Nos levar ao estado imaginativo mais profundo, nos conduzindo à terras desconhecidas, que após voltarmos dessas regiões cósmico-artísticas, sequer nos lembramos com muita consciência do que experienciamos... isso é vivenciar acordada um encontro com o inconsciente.
Introdução ao Animus - Bônus
Vamos adentrar um universo mágico dos mistérios de uma mulher, em companhia da estória de Chapeuzinho Vermelho.
Esse conto nos oferece uma riqueza simbólica impressionante, em que veremos claramente as estruturas de desenvolvimento da psique feminina.
Como se dão os primeiros contatos com a força masculina (do inconsciente feminino), que Jung chamou de Animus?
👼🏻🩸Dos zero aos treze anos vivemos esse dois ritos de passagem: o nascimento e a menarca.
Quando nascemos, as primeiras impressões de nosso masculino estão projetadas na figura do pai e no animus da mãe - no Todo, sem muita diferenciação.
E é na primeira menstruação que começamos a nos entender como mulheres: a descoberta do corpo, da sexualidade, das paixões, dos desejos, da potência da conexão com o princípio gerador de vida.
A partir dessa fase, vemos o Animus projetado no nosso campo amoroso, nas pessoas que atraímos ou repelimos - no Outro, estamos em busca da diferenciação.
É aqui que o jogo da vida começa: a dança das projeções, sombras e o trabalho com nossa maior Obra: a integração dos opostos: feminino e masculino.
♾️ Como tudo tem um começo, vamos iluminar cada passo. Introduzimos com esse material então, o Animus em seu aspecto negativo e seus primeiros sinais, dentro e fora do corpo.
☕️ Prepara um chá, descanse um pouco de toda rigidez, exigência consigo… aproveite a jornada e aprecie as belezas do caminho ♥️
🐚 Você já está vivendo o sonho, o processo já está acontecendo, confia e acredita!
Deseja companhia na travessia?
Para acompanhamento terapêutico individual, consultas personalizadas sobre seus sonhos e ciclos, me escreve no Instagram, WhatsApp, Email, ou agende direto clicando em >> "Agenda Sonhos"
✔︎ WhatsApp: (11) 95839.6856